quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

VozDiPovo-Online

VozDiPovo-Online .::. Cabo Verde e o Mundo

Wednesday
Jan 16th
Capa arrow Cultura arrow António Tavares leva musica de Cabo Verde ao Douro
António Tavares leva musica de Cabo Verde ao Douro
20-Ago-2006

Músicos cabo-verdianos, brasileiros, portugueses, moçambicanos vão actuar em oito localidades da região duriense em Setembro, comemorando os 250 anos da Região Demarcada do Douro e a abertura deste território "ao mundo". É o festival "Outras Músicas", que decorrerá entre os dias 1 e 23 de S etembro em Alijó, Lamego, Mirandela, Régua, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo, Vila Flor e Vila Real.

Fonte da Comissão Executiva das Comemorações disse hoje que o evento pr etende assinalar o sentimento de "abertura ao mundo" desta região, através da presença de "outras músicas" deslocadas de países com "histórias cruzadas" com Portugal. Actuam no festival o Quinteto Violado (Brasil), Toque de Caixa (Portugal), António Tavares (Cabo Verde) e Timbila Muzimba (Moçambique). O Quinteto Violado nasceu há 35 anos e traz no seu repertório clássicos da música popular do nordeste do Brasil.

António Tavares nasceu em Cabo Verde, onde iniciou o seu trabalho na ár ea da dança, tendo fundado em 1991 os grupos de dança Crêtcheu e Compasso Pilon, e desenvolveu paralelamente um trabalho de pesquisa sobre a Dança Africana. Na área da música tem colaborado como percussionista, entre outros, com o grupo de novas tendências da música tradicional cabo-verdiana Sossabe, Vasco Martins, Victor Gama, Projecto Pangeia e o grupo Sulabanku.

A orquestra Timbila Muzimba, criada em Agosto de 1997 nos arreadores da cidade de Maputo, combina instrumentos musicais, ritmos e melodias tradicionais com contemporâneos. O grupo português Toque de Caixa formou-se em 1985, integra oito elemen tos e criou uma "nova música tradicional", que conjuga ambientes sonoros moderno , antigos e clássicos.

Nenhum comentário: